Curtiu uma revolução hoje?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Recuperando suas baterias... A necessidade das Férias.

Pois é até Deus descansou no sétimo dia, após passar seis construindo o mundo, por que nós, pobres humanos, não deveríamos fazer como nosso criador?


Férias, para você é sinônimo de que?  Muito sono, exercício físico, horas na piscina, alimentação desregrada, noites com os amigos, e não  posso esquecer do que mais gosto de fazer, que é viajar . Enfim férias é um pouco disso tudo, mas o texto de hoje, tem o intuito de mostrar a importância desse período que por muitos é o mais esperado do ano e para outros é um dos piores. Uma pessoa que não tira férias por muito tempo, quase sempre está desgastada e estressada profissionalmente,  a pessoa produz muito menos, diminuindo o foco e a capacidade de atuação, aumentando a intolerância e agressividade, logo muitas vezes nesse período contrai uma doença  grave ou mesmo é demitido do emprego.Mas se esse  profissional consegue “recarregar sua bateria” ele pode retornar ao trabalho mais disposto, capaz e criativo.Como sabemos,  profissional feliz é aquele que produz e atinge resultados.Logo  a pergunta que não quer calar, afinal como  posso recuperar  minhas baterias, simples faça aquilo que durante suas 8 horas de trabalho você desejou fazer por um período. Como Educador Físico aconselho praticar um esporte ou exercício físico com uma orientação, viajar para aquela cidade próxima, desligar seu celular, sair com amigos, namorar bastante, ir a uma festa, beber com alguns amigos do tempo de colégio com moderação,conversar com amigos, primos,pais, e no final das férias encarar seus desafios e problemas de frente . O ser humano só pode absorver cargas de responsabilidade gradualmente,  na medida em que cresce e amadurece. A criançada precisa de mais lazer, brincadeiras e ócio do que os adultos. Eles também têm seus desgastes e seus momentos de estresse, que vão certamente interferir na sua capacidade de pensar, elaborar, raciocinar e executar; gerando dispersão mental e, consequentemente, dificuldades pedagógicas.



Férias, folgas ou pausas periódicas é uma necessidade; uma questão de respeito à saúde das pessoas. Saúde,  segundo a OMS  não é apenas a ausência de doenças e incapacidades físicas ou mentais, mas a plenitude orgânica capaz de satisfazer as exigências do nosso particular tipo de vida.Assim como, após um dia de atividades, precisamos do sono, o organismo necessita de uma pausa periódica nas atividades longa e frequentemente repetidas, para a recuperação do desgaste físico e mental.Mal comparando, é como um triatleta que precisa percorrer dezenas de quilômetros nadando, correndo e pedalando  e, para isso, deve estar com o pneu e coração em dia , pedal  e pernas em ótimas condições , freios e mente em ordem; enfim, pronto para o longo  percurso. Nós não somos muito diferentes disso. O dia a dia nos desgasta e precisamos de uma “parada” para uma reciclagem, descanso que nos preparará para um novo período, ciclo. Embora se tenha a consciência da importância de um ''pit stop'' muitas pessoas ainda adiam, vendem suas férias, ficando por longos períodos sem essas. Então  não tirar férias é tão sério quanto não alcançar uma meta, um resultado, um objetivo  dentro de uma organização.Lembrando que tirar 30 dias de férias a cada 12 meses é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores com carteira assinada, então líderes das grandes empresas pensem no seu trabalhador e dê as férias merecidas , afinal a  produtividade é algo importante e valoriza sua empresa.

  Já  colocou suas pernas para o alto? ou já imaginou estar em uma visão dessa?

Atenciosamente


Tiago Pereira
Graduando em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa.
Estagiário do NAC- Núcleo de Apoio ao Colaborador
Criador do Blog Revolução de Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário